Veja como é feito o processo de Transformação de dados no ETL

Quando iniciamos nossa carreira em TI, uma das primeiras coisas que aprendemos é a diferença entre um DADO e uma INFORMAÇÃO . Aprendemos que os dados devem ser tratados e que um conjunto
de dados formam uma informação. O conceito é praticamente o mesmo para o processo de transformação de dados em ETL.

Já falamos em artigos anteriores sobre a definição do ETL e também sobre a STAGING AREA ( conceito muito importante para quem irá trabalhar com ETL).

Agora é a hora de falarmos sobre um dos principais processos do ETL que é o de TRANFORMAÇÃO. Um assunto simples de falar e que pode ter uma execução que vai do simples ao complexo rapidamente.

A nível de definição, a Transformação no ETL é o processo que pega os dados da fonte e transforma-os na informação desejada. Entenda desejada como a que foi definida em negociação com o cliente. Nada mais que isso.

Vamos a um exemplo para ficar mais claro e fácil de entender : Suponhamos que você está envolvido em um projeto que deve gerar relatórios com informações das últimas 24h (a partir da data de geração do relatório). Neste relatório você deve obter a soma de todas as vendas do cliente com datas em formato brasileiro.

Exemplo muito simples, mas que mostra ( de cara ) a necessidade de transformação de dados, já que teremos que transformar o tipo de DATA que está na Fonte ( americano ) para o formato brasileiro ( solicitado pelo cliente).

Sendo assim, cabe a você identificar quais serão os campos e aplicar as devidas funções para transformar a informação de acordo com solicitado.

É no processo de transformação que você:

  • Aplica o famoso DE-PARA com os dados;
  • Padroniza nomes em maiúsculo ;
  • Padroniza dados em um único formato (Normal brasileiro);  
  • Reune como informação numérica TXT para dar carga em sistemas ;
  • Alimenta um banco de dados , entre outros recursos.

Espero que este rápido artigo possa ter-lhe ajudado.

Tendo dúvidas, entre em contato.

Forte abraço.

Eduardo Santana

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *